sábado, 6 de março de 2010

O bonequinho dourado.


  A idéia de criar um evento para premiar a sétima arte surgiu da cabeça de 36 diretores que queriam incentivar melhorias nas produções cinematográficas através de reconhecimento e, principalmente, do espírito de competição. Desde de 1927 o evento (ainda sem o boneco dourado) vem gerando expectativas, descontentamentos e glamour, MUITO GLAMOUR. 

  O design da estatueta foi criado sobre uma toalha de Boite (diz a lenda) pelo diretor de arte da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), Cedric Gibbons e só depois teve seu formato aperfeiçoado. Esse bonequinho indecente e careca que é a grande estrela dos últimos 67 anos de premiações, não chega aos quatro quilos e é composto de 92,5% de estanho, 7,5% de cobre e folheado a ouro de 14 quilates e platina. Muitas lendas cercam a escolha do nome "Oscar" para o evento, mas o que contou mesmo foi a sonoridade de um nome popular, confiável e sério para batizar a estatueta... e assim nasceu o Oscar!



      Este ano a direção do evento prometeu uma premiação mais agilizada e BEM MENOS monótona. A começar pelos discursos, muitas vezes capazes adormecer o mais fiel dos cinéfilos.


Na noite de amanhã, os grandes escolhidos terão pouco tempo para mandar beijos pro papai e pra mamãe e gravarão um agradecimento mais demorado para serem assistidos pela internet. Justo! Só escuta quem quer e ainda pode pular pro final.

Mas a cartada de mestre que vai dar um novo ritmo ao evento está no formato do palco e da platéia, como sugere a maquete acima. Do arquiteto David Rockwell.

 Desta vez, Rockwell vai abandonar as cores escuras que dominaram a última cerimônia, substituindo pelo branco e por um jogo de espelhos para criar luminosidade e profundidade.


"Uma das partes de que mais gosto pessoalmente é o piso branco, que vai girar, permitindo que a câmera se movimente enquanto os apresentadores aparecem. Servirá para fazer uma transição que acho que será muito surpreendente"  Diz Rockwell. (fonte da declarção: globo.com)

 A grande estrela da noite será a sortuda que levantar o Oscar de melhor atriz e muitos já fazem apostas dividos entre Sandra Bullock (O lado cego), Meryl Streep,(Julie&Julia),Helen Mirren, “The last station”Carey Mulligan, “Uma educação”Gabourey Sidibe,“Preciosa”.  Ganhar o bonequinho Dourado representa muito mais que um reconhecimento. Apenas a indicação do filme já rende milhões a mais nas bilheterias e com o passar dos anos, todos aprenderam a lucrar com a cerimônia. Principalmente as atrizes, viram manequins vivos, disputados por estilistas famosos, afim de que elas desfilem com suas criações. Sandra Bullock é a mais cotada, já que sua aparência "comum" em relação às outras estrelas faz com que as mulheres se identifiquem mais com ela e, portanto, comprem os vestidos que ela usar. 

  Não tenho paciência agora para fazer divagações sobre a manipulação do Oscar que, de tanto colocar o foco em seus filmes prediletos, acabam tirando do holofote filmes também muito bons, mas que serão esquecidos.

 Abaixo segue a lista dos principais indicados e também algumas curiosidades sobre a cerimônia mais aguardada do cinema mundial:


MELHOR FILME: 

"Avatar", de James Cameron
"O lado cego", de John Lee Hancock
"Distrito 9", de Neill Blomkamp
"Uma educação", de Lone Scherfig
"Guerra ao terror", de Kathryn Bigleow
"Bastardos inglórios", de Quentin Tarantino
"Preciosa", de Lee Daniels
"Um homem sério", de Ethan e Joel Coen
"Up – Altas aventuras", de Pete Docter e Bob Peterson
"Amor sem escalas", de Jason Reitman

MELHOR ATOR

Jeff Bridges, “Crazy heart”
George Clooney, “Amor sem escalas”
Colin Firth, “A single man”
Morgan Freeman, “Invictus”
Jeremy Renner, “Guerra ao terror”

MELHOR ATOR COADJUVANTE: 

Matt Damon, “Invictus”
Woody Harrelson, “The messenger”
Christopher Plummer, “The last station”
Stanley Tucci, “Um olhar do paraíso”
Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”

MELHOR ATRIZ: 

Sandra Bullock, “O lado cego”
Helen Mirren, “The last station”
Carey Mulligan, “Uma educação”
Gabourey Sidibe, “Preciosa”
Meryl Streep, “Julie & Julia"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE:

Penélope Cruz, “Nine”
Vera Farmiga, “Amor sem escalas”
Maggie Myllenhaal, “Crazy heart”
Anna Kendrick, “Amor sem escalas”
Mo’Nique, “Preciosa”



 *O primeiro dos dois empates da história do Oscar aconteceu na categoria de Melhor Ator em 1932. Fredric March (O Médico e o Monstro) e Wallace Beery (O Campeão) dividiram o prêmio. Como o resultado era desconhecido a Academia teve que providenciar um troféu às pressas.

 *Em 1980, houve um roubo. O Oscar de Curta de Animação foi para o húngaro Ferenc Kofusz. Ninguém sabia quem ele era e, na hora do prêmio, um homem apareceu, discursou, posou para fotos e desapareceu com a estatueta.

*O discurso de Greer Garson, a Melhor Atriz de 1942 por Rosa da esperança, foi o mais longo da história da premiação. Durou mais de uma hora.

*A expressão The winner is...(O vencedor é ...) foi substituída por "The Oscar goes to...(O Oscar vai para...), em 1989, para que não parecesse que os demais eram perdedores.


Então... "O Oscar vai para quem?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário