terça-feira, 2 de março de 2010

O exílio dos fumantes.

   Fumar era pra quem podia... uma questão de status. Como se uma plaquinha escrita " Já sou homem" viesse pendurada no punho dos fumantes de antigamente.

  O cigarro sempre teve a nicotina como principal aliada aos contratos de marketing. Os artistas fumantes, glamourosos, belos, ricos... todos vivendo suas paixões cinematográficas entre um trago e outro, apenas servia para conquistar novos consumidores já que os mais antigos estavam completamente viciados e continuariam fumando mesmo que não houvesse mais propaganda.

  Na televisão, enquanto as mulheres esperavam a novela começar, homens saudáveis laçavam touros e domavam cavalos com um cigarro pendurado na boca. O homem que não fumasse praticamente passava desapercebido pelas damas em uma festa e não demorou para que as mulheres se rendessem à este estilo de vida Hollywoodiano. Uma mulher usando um vestido longo e justo, sentada em uma poltrona de couro com as pernas cruzadas, não passava de uma senhora cansada, se não tivesse seu cigarro em uma das mãos... de preferência com um daqueles filtros bonitos.

  Demorou muito para que a ciência conseguisse gritar mais alto que a indústria milionária do cigarro e seus anunciantes. Junto com a morte de muita gente, inclusive do garoto propaganda da Marlboro (foto acima) fumar começou a ser considerado uma forma de suicídio que custava caro ao governo (milhões em tratamentos de câncer). Logo, os vilões dos filmes passaram a se tornar FUMANTES enquanto os mocinhos corriam pela manhã pra manter a forma.

   Os médicos só não contavam com o tamanho do poder de dependência da nicotina (maior que o craque e a cocaína.) e os fumantes foram vencendo as gerações e atropelando as informações passadas pelos médicos através dos meios de comunicação. Mas como? O ser humano tem uma fase na vida que o torna propício às idiotices, nós chamamos de ADOLESCÊNCIA e o fato de vender cigarros ser proibído para menores só torna a compra do primeiro maço ainda mais atraente. A indústria da morte logo percebeu isso e passou a vender seu produto com diferentes sabores e com embalagens cada vez mais coloridas. Hoje você pode fumar um cigarro de MELÃO e guardar o maço em uma caixinha super INN feita de alumínio.


Com a ajuda do governo, os médicos conseguiram definir uma nova Era na história do cigarro. Agora, depois de se viciarem mortalmente, os fumantes caminham para a marginalidade em direção ao verdadeiro EXÍLIO.


Há tempos, fumar já é considerado um péssimo meio de vida (de vida?) mas ninguém se metia na vida do fumante, se o cara quer fumar, que fume, problema dele. Mas de uns anos pra cá, descobriu-se que ficar perto de um fumante faz muito mal pra saúde e qualquer pessoa que convivesse com um viciado foi classificada de "FUMANTE PASSIVO".

  Daí pra proibir o fumo em locais fechados foi uma luta, mas agora já existem leis que obrigam os bares, boites e restaurantes a adaptarem seus ambientes, já que a área de fumantes deve ser completamente descoberta. Ou isso, ou mandem os seus clientes puxar fumaça do lado de fora. Caso contrário, multa! Os fumantes deixaram de ser admirados e as pessoas passaram a atravessar a rua toda vez que alguém com cigarro caminha na direção delas. Os pais começaram a fumar escondido dos filhos e passam por um processo de limpeza antes que possam tocá-los outra vez. Em Cinquenta anos, a história conturbada do cigarro foi recheada de processos, enterros, segredos, jogadas sujas de marketing até que mais uma vez o governo começou a cobrar taixas mais caras para a produção do produto e, além de prejudicial, ser um fumante se tornou extremamente CARO!


Por mais de quatro reais você compra um bom maço e é obrigado a encarar cenas horripilantes no verso da embalagem, mas mesmo assim continuamos fumando (o blogueiro que vos escreve é viciado em nicotina há seis anos!).  Um homem amputado por causa de uma gangrena, pai de família com câncer de laringe, crianças com asma e o pior... Um BROCHA, tentam alertar  a nós fumantes do novo século dos riscos para não só a nossa, mas também a saúde dos outros! Fico me questionando: "Se milhares de pessoas morrem por ano por causa do fumo passivo... será que eu já matei alguém?" Será que uma pessoa que sentou do meu lado em um bar e tragou minha fumaça morreu de câncer... Essa situação faz com que eu me sinta parte de um grupo de assassinos impunes que se unem para intoxicar as pessoas na rua.

   Mesmo sendo bem informados e inteligentes o suficiente para entender esta situação ( alguns até escrevem matérias contra o cigarro em blogs.) os fumantes não conseguem mudar de vida. Falta motivação pra alguns e sobram vícios pra outros... e assim a  história do cigarro vai vencendo mais uma geração e destruindo várias outras.

  A nova arma dos cientistas contra nós, anunciada agora há pouco na Tv. Sim, nós fumantes SOMOS RADIOATIVOS. Tudo bem, brincadeira, estou exagerando, mas a descoberta feita sobre a fumaça do cigarro não foge muito da minha declaração. A fumaça tóxica, gruda nas paredes e através das nossas mãos amarelas contaminam tudo que tocamos. Isso graças à combinação de uma substância com outra (não é um blog de nerd, não vou citar fórmulas). O toque de um fumante é tão cancerígeno quanto o lugar que ele fumou e os saudáveis agora tem que lidar com um perigo invisível! São os milhões de FUMANTES DE TERCEIRO GRAU que tem que se preocupar com isso... injusto não é? Agora a minha teoria sobre "será que já matei" fica ainda mais sustentável.

   Do alto das minhas reflexões, cheguei à conclusão de que em breve nós teremos que usar luvas pra fumar e os fumódromos serão revestidos por uma espécie de bolha. Pensando ainda mais no futuro, vai chegar o dia em que os viciados em cigarros serão (com toda razão) mais excluídos que os caras que injetam e cheiram. Quando alguém passar na rua com um cigarro soará um alarme no alto dos postes e uma equipe com roupas especiais irá apreender este fumante e levá-lo para uma ilha isolada... cheia de gente soltando fumacinha!


 A jornalista Íris Marine colabora com sua opinião: "Acho que os não-fumantes não devem pagar pelos fumantes. Mas como todo cidadão tem direitos e direitos iguais, se há a proibição, vocês fumantes devem ter sempre nos estabelecimentos, uma ampla area disponível, com o mesmo nível de conforto dos não-fumantes."

   Agora vou dar uns tragos porque esse assunto me deixou louco pra fumar!









Um comentário:

  1. Muito bom o teu blog. Já estou seguindo-te. Aproveite e visite os meus outros dois blogs: www.marquesiano.blogspot.com e www.arteportodososlados.blogspot.com
    Beijos.

    ResponderExcluir