quarta-feira, 10 de março de 2010

Eu me nego?


Vamos brincar de faz-de-conta?

Faz de conta que:

  *Você nasceu em uma família conservadora, do tipo que acha que o planeta caminha para o apocalipse e que os jovens estão todos perdidos.

  *Seus amigos fazem piadas de homossexuais o tempo todo, colocando-os em um rótulo definitivo de Bambies coloridos e nojentos.

                               *A medida que você cresce, sem nenhum contato com o mundo gay, sua cabeça já está impregnada de falsas afirmações do tipo: os viados querem ser mulheres, são fracos, covardes, promiscuos, só servem pra nos fazer rir, são inferiores e tarados.

                               *Você sente uma forte atração por homens e, a medida que atinge a adolescência, este instinto torna-se cada vez mais forte. Ao mesmo tempo, você não perdeu contato com os amigos de mente fechada que agridem homossexuais pela cidade e mantém uma "distância segura deles".

  

  Bom, fazendo de conta que uma pessoa se encaixe em algumas desses hipóteses, ela caminha uma triste trilha em direção a auto-negação

  Pensando de maneira mais ampla, uma pessoa pode se negar de muitas coisas no decorrer da vida.  Alguém pode negar o fato de não ser tão belo e talentoso;de não saber tudo o que lhe lhe diz respeito; pode negar a si mesmo a certeza de ter argumentado errado em uma briga etc, mas a mais torturante forma de auto-negação é a que diz respeito à sua natureza sexual e racial.

  Ser gay não é apenas um detalhe da sua vida que pode ser escondido. A partir do momento que existem pessoas que tratam os homossexuais de maneira discriminada, isso interfere no que diz respeito às pessoas que realmente gostam de você.  

   Se um parente ou amigo diz que te ama e ao mesmo tempo odeia os gays, alguma coisa se contradiz, não é? Por isso tanta gente assume sua orientação sexual, porque é uma maneira de encontrar a verdade no seu ciclo social e familiar, uma forma de entrar em contato com quem realmente te admira. O problema é que nem todos querem essa aproximação com a verdade e o medo de ser rejeitado torna-se mais um importante ingrediente para a auto-negação.

   Uma pessoa que tenta se enxergar de maneira diferente no espelho acaba sofrendo de uma eterna insatisfação, se afunda na depressão, ou pior, acaba se tornando uma pessoa agressiva contra aqueles que tiveram coragem de enfrentar a sociedade. Aliás, falando de sociedade e cultura, é neles que devemos colocar a culpa por existirem pessoas que se negam e agridem sua vida emocional e social, pois nem todos tem a obrigação de ter uma personalidade forte a ponto de encarar o preconceito sozinho. O melhor remédio para pessoas que negam sua orientação sexual é procurar alguém assumido pra conversar.

  Já pensaram que, enquanto todos se escondem, os "comuns" se acomodam e a sociedade nunca evolui, sempre presa aos rótulos e estereótipos que servem como amarras invisíveis para segurar a liberdade e o direito humano!


Esclarecimento: caro anônimo, ... eu disse que os comuns se acomodam no sentido de não evoluírem pra aceitar os gays...entendeu? Em qualquer assunto a história mostra isso...se ninguém luta por seus direitos a sociedade se acomoda continuando injusta e injustiça é contra qualquer evolução.

 Já imaginou se os negros, as mulheres e os deficientes não lutassem por seus direitos e se escondessem? Pois é, nada de evolução. ;D

  Ainda tenho muito a comentar sobre a auto-negação/auto-preconceito esperem o próximo post! ;D



















5 comentários:

  1. " Já pensaram que, enquanto todos se escondem, os "comuns" se acomodam e a sociedade nunca evolui,"

    e desde quando a homosexualidade é modo de evolução ? falando assim parece que pro mundo evoluir e " ser um lugar melhor" teriamos que ser todos homos !

    ResponderExcluir
  2. caro anônimo, ... eu disse que os comuns se acomodam no sentido de não evoluírem pra aceitar os gays...entendeu? Em qualquer assunto a história mostra isso...se ninguém luta por seus direitos a sociedade se acomoda continuando injusta e injustiça é contra qualquer evolução. ;D

    ResponderExcluir
  3. Quando o Caio citou a evolução é no sentido de que os comuns preferem se acomodar em vez de aceitarem as diferenças, inclusive as suas, e não temê-las ou massacrar quem as tem.... Saber aceitar o outros e as nuances de uma sociedade, sem rotular, apontar ou enquadrar, ou ainda ignorar é EVOLUIR!

    ResponderExcluir
  4. Vi vc no meu quadro de seguidores e passei aqui para uma visita e esta visita se transformou em uma viagem ... posicionamentos e percepções inteligentes, críticas, por vezes irônicas sobre uma gama enorme de temas ... enfim ... um deleite mesmo ... parabéns ... seguindo e linkando ... voltando sempre ...

    Escolhi este post para registrar esta minha primeira passagem por aqui, pois ele retrata com perfeição tudo o que acima me referenciei ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir