quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A perda da inocência


          Depois das férias em poço raso, estou de volta com o assunto mais votado da enquete!

 Muitas vezes é difícil mostrar seu ponto de vista de maneira imparcial, principalmente em assuntos polêmicos. No caso do assunto "avanço da malícia" ou "estupro da ingenuidade" tive que ponderar muito até decidir meu lado e concluí que o lado positivo de termos crianças cada vez menos inocentes ganha do lado negativo. A prova do que estou escrevendo está no fato de encontrarmos adolescentes mais bem resolvidos e inteirados que muitos adultos, vítimas de uma infância na redoma de censura dos pais.

 Blá, blá, blá: É o preço que se paga por vivermos montados em uma roda gigante de informações que gira de maneira ininterrupta.

 Blá, blá, blá: A noção de absurdo está cada vez mais maleável. Uma vez escutei uma senhora dizer que, se assistisse à televisão de hoje na "época dela" teria perdido a virgindade 10 anos antes do ocorrido. Completo com a afirmação de que ela não teria engravidado 6 vezes também!

 Bom,  vamos ao assunto de uma vez:

 O que mais se discute com relação à exposição das crianças à malícia em geral (sexo, drogas, violência etc.) é se chegamos ao ponto de continuar culpando os meios de comunicação e o  marketing ou se devemos passar a censurar crianças e pré-adolescentes "corrompidos". Vamos tentar olhar a situação de um ponto de vista mais conservador ( ou inconformado, como prefiro chamar).

  •  Cada vez mais os desenhos inserem violência na sua programação, ao ponto de se tornar uma parte fundamental para que a atração vire um sucesso.
  • Os filmes infantis abordam, mais do que nunca, relações complexas de amor entre os protagonistas, não importa se a princesa tem 10 anos de idade.
  • A programação de comédia na TV, mesmo as exibidas aos domingos de manhã, tratam o assunto da homossexualidade de maneira debochada, alimentando a cultura equivocada de que os homossexuais devem nos fazer rir o invés de serem respeitados. Graças à "Turma do Didi" a palavra gay ou bicha é o suficiente para alegrar milhares de crianças Brasil afora. 
  • O apelo sexual invade a rotina das meninas através de bonecas sensuais e roupas da moda e idealiza os meninos com bonecos de guerra equipados com bazucas sobre os músculos inchados.
  •  A indústria da maquiagem fatura milhões com blushs anti - alérgicos e cílios para pequenos olhos.
  •  Pra finalizar, a internet não poderia ficar de fora, com pornografias e esquisitisses de todo tipo ao alcance de qualquer formando da Alfabetização.

      

       Realmente, olhando deste ângulo parece que vivemos em um mundo perdido e a próxima geração será dominada por pervertidos e prostitutas, mas eu não sou tão pessimista assim. Acredito que dizer "perda da inocência" é muito radical, considerando que ser inocente faz parte da natureza humana. O máximo que vai acontecer é um encurtamento dessa fase angelical que, gerações atrás, durava até os quinze anos ou mais.

       Podemos olhar um lado positivo nessa nova realidade. Cada vez mais os jovens instigam e saciam suas curiosidades e, se tanta informação for usada de maneira positiva ao menos duas vezes por semana... se as próprias crianças passarem a buscar seus pontos de vista, certamente teremos adultos mais evoluídos e conscientes (bons de cama também) sempre prontos pra dançar no ritmo que a sociedade evolui. Espero que, junto com crianças bem articuladas e maliciosas, chegue o fim dos adultos conservadores que tanto sofrem por não saber mudar de idéia.

 

 


4 comentários:

  1. Em minha opinião os pais são sim os principais responsaveis,mesmo achando que o governo deveria cobrar taxa bem maiores e com isso dificultar o acesso a vários produtos que ajudam a perda da infancia.
    Mas continuo pensando que os pais são responsaveis e isso em qq classe social..como criminalista vejo absurdos incoerencias sem propositos que se é em primeiro lugar plantado em casa.
    Abraços e parabens pela excelente postagem.

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião é que o exesso de informação e o aumento de velocidade das informações transmitidas seriam as causas "culpadas" dessa perda da inocencia.
    Olha que eu sei bem sobre o assunto -q
    akspoaskpoas , otimo post Caioo. beejos

    ResponderExcluir
  3. Ah vai, está na informação o mal da humanidade, ser ignorante é ser feliz, evolução não é sinônimo de felicidade. Hoje particulamente estaria bem mais feliz sem não tivesse feito algumas descobertas. O mundo seria mais "feliz" se as informações fossem retidas, essa imformação que na maioria das vezes é totalmente aleatória. Ignorância = felicidade.

    ResponderExcluir
  4. disso tudo maria...informação causa infelicidade, mas ao mesmo tempo, a infelicidade desacomoda e nos obriga a pensar e evoluir... é um preço que pagamos. ;)

    ResponderExcluir