quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Valentinho recomenda


Na minha estante por uma semana, " O Perfume" ficou esquecido enquanto eu me dedicava à mais um livro modinha de Dan Brown, mas quando comecei a ler, não consegui parar mais.

 Patrick Süskindo pai da obra, conseguiu narrar a história fictícia do assassino mais extraordinário da literatura: Jean Baptiste Grenouille, o possuidor do olfato mais apurado do mundo, que viveu na França do século XVIII.

Grenouille dividiu seu nascimento com os peixes podres da feira parisiense e, desde então, sua vida fascinante foi desenhada pela insanidade de conviver com seu dom olfativo na época mais fétida da história. Na busca pelo "cheiro supremo", Grenouille aprimora sua técnica de extrair o odor de todas as coisas até que descobre o inigualável perfume das virgens.


Descubra a vida em um mundo perdido e com valores distorcidos e encontre na mente perturbada de um grande gênio, um novo sentido para a morte. 

 "Pois Grenouille possuía, de fato, o melhor nariz do mundo, tanto analítico quanto também visionário, mas ainda não tinha a capacidade de se apoderar fisicamente dos cheiros." - página: 97.

"O perfume" ganhou também uma interessante versão para o cinema, ainda que o lado assassino do personagem principal tenha sido tratado com tanta importância que o longa virou um suspense romântico. Quem ler o livro, vai descobrir que se trata muito mais do que um homem que mata mulheres. Como se sabe, o poder das palavras nos faz visualizar a história com uma complexidade única, o que torna a adaptação dos livros para o cinema um trabalho desafiador.

"De fato, a menina era de estranha beleza. Pertencia àquele tipo de mulheres plácidas, feitas de mel escuro, suaves e doces, que com um gesto, um menear de cabelos, um único e suave olhar, dominam um hambiente, permanecendo quietas como no centro de um redemoinho, aparentemente inconscientes da sua própria força de atração, com o qual arrastam irresistivelmente as almas e os suspiros, tanto de homens quanto de mulheres." página: 196.

Boa leitura!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. sou doido para ler esse livro. Dizem que é bom, é o do filme, não é? É, fica pra próxima.

    ResponderExcluir